sábado, 21 de fevereiro de 2009

Brasileiro em Lisboa

Portugal e Brasil são dois países separados pela mesma língua. Se não acredita veja só esses exemplos,(...)

Dois turistas brasileiros alugaram um carro e seguiam tranqüilamente pela estrada Lisboa-Porto, quando deram de cara com um aviso: Cuidado com as BERMAS". Eles ficaram assustados – que diabo seria berma? Alguns metros à frente, outro aviso: “Cuidado com as bermas". Não resistiram, pararam no primeiro posto de gasolina, perguntaram o que era uma berma e só respiraram tranqüilos quando souberam que BERMA era o ACOSTAMENTO.
Você poderá ter alguns probleminhas se entrar numa loja de roupas desconhecendo certas sutilezas da língua. Por exemplo, não adianta pedir para ver os TERNOS – peça para ver os FATOS, PALETÓ é casaco. Meias são PEUGAS, suéter é CAMIZOLA – mas não se assuste, porque calcinhas femininas são CUECAS. Pelo mesmo motivo, as fraldas de crianças são chamadas CUEQUINHAS DE BEBÊ.
Atenção também para os nomes de certas utilidades caseiras. Não adianta falar em esparadrapo – deve-se dizer PENSOS. Pasta de dentes é DENTÍFRICO. Ventilador é VENTOINHA.
As maiores gafes de brasileiros em Lisboa acontecem nos restaurantes, claro. Não adianta perguntar ao gerente do hotel onde se pode beliscar alguma coisa, porque ele achará que você está a fim de sair aplicando beliscões pela rua. Pergunte-lhe onde se pode PETISCAR. Os sanduíches são particularmente enganadores: um sanduíche de filé é chamado de PREGO; cachorros-quentes são simplesmente CACHORROS. E não se esqueça: Um cafezinho é uma BICA; uma média é um GALÃO, e um chope é uma IMPERIAL. E, pelo amor de Deus, não vá se chocar quando você tentar furar uma fila e algum gritar lá de trás: "O gajo está a furar a BICHA!" Você não sabia, mas em Portugal chama-se fila de bicha. E não ria.
Ah, que maravilha o futebol em Portugal Um goleiro é um GUARDA-REDES. Só isso e mais nada. Os jogadores do Benfica usam CAMISOLA ENCARNADA – ou seja, camisa vermelha. Gol é GOLO. Bola é ESFÉRICO. Pênalti é PENÁLTI. Se um jogador se contunde em campo, o locutor diz que ele se ALEJOU, mesmo que se recupere com uma simples massagem. Gramado é RELVADO.
Para entender as crianças em Portugal, pedagogia não basta. É preciso traçar também uma outra lingüística. Para começar, não se diz crianças, mas MIÚDOS. (Não confundir com miúdos de galinha, que são chamados de MIUDEZAS. Os miúdos de galinha portuguesa são os PINTOS). Quando um guri inferniza a vida do pai, este não o ameaça com a tradicional " dou-lhe uma coça!”, mas com "Dou-te uma TAREIA!", ou então com o violentíssimo “Eu chego a roupa à pele!"
Um sujeito preguiçoso é um MANDRIÃO. Um indivíduo truculento é um MATULÃO. Um tipo cabeludo é um GADELHUDO. Quando não se gosta de alguém, diz-se: "Não gamo aquele gajo". Quando alguém fala mal de você e você não liga, deve dizer: “Estou-me nas tintas", ou então: "Estou-me marimbando” (...) Um homem bonito, que as brasileiras chamariam de pão, é chamado pelas portuguesas de PESSEGÃO. E uma garota de fechar o comércio é, não sei por quê, um BORRACHINHO.
E, quando pifar a descarga da privada ligue na portaria e diga: "Ó PÁ, MANDA UM CANALIZADOR PARA REPARAR O AUTOCLISMA DA RETRETE".

5 comentários:

  1. Otimo!Rsrsrss,tenho um amigo virtual português e só agora entendi alguma das coisa que ele fala.Quanto a linguas diferente Brasil e Portugal está separado por um oceano, mas o que vc me diz do próprio Brasil? Há diferenças entre as cidades,se vc pesquisar vai ver e não são pequenas.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!
    Obrigado por acompanhar meu blog.
    Passarei acompanhar os teus de agora em diante, adorei, é um blog educativo , muito interessante.
    Parabéns e seja bem vinda!
    Ótimo FDS e carnaval de paz e luz...
    Bjs
    Mary

    ResponderExcluir
  3. Vampira Dea, vc tem razão, é curioso perceber a linguagem regional e, logo postarei algo sobe o assunto.. Se tiver a oportunidade de visitar o Museu da Língua Portuguesa em SP, verás de forma muito interessante como é exposta a linguagem e o sotaque regional...
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Mary Maura, obrigada!!
    Ótimo Carnaval, pra vc..
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. OIiiiiiii , preciso de uma visita sua urgente, lá vc vê do que se trata, beijos.

    ResponderExcluir