quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Saudade tem Cheiro

Eu sempre associei saudade à cheiros, da minha casa, da pessoa amada, de bebe, de terra molhada, da noite de Natal.
Cheiro de lavanda, cheiro de flores na varanda, em noites quentes.
Muitas vezes, minhas lembranças não têm imagens, têm cheiros.
Os cheiros me remetem a muitas coisas boas, pode ser cheiro de roupa lavada, perfume, comida. Quantas recordações! Talvez seja porque o olfato é o sentido mais aguçado em mim.
Um cheiro que está em minha memória, desde criança, é o cheiro da cozinha da casa de minha avó e o cheiro de bolo recém saído do forno e que, ainda hoje, posso sentir e me traz uma sensação de aconchego, de conforto, de carinho.
Acho que era uma tática que minha avó usava, quando as coisas não estavam muito bem, ela assava um bolo. E quando o cheiro de bolo assando invadia a casa, a vizinhança, a rua, nenhum sentimento ruim persistia, acalentava os corações. Era uma sensação tão boa que acredito que o cheiro de bolo assado consegue desarmar qualquer pessoa de suas resistências ou amarguras.
Quando estou assando um bolo e alguém chega em minha casa, a reação do visitante é imediata e sem parcimônia : hummmmm.... Que cheirinho bom!!!

Um comentário:

  1. O nariz é está mais relacionado com a memória e os sentimentos do que pensamos. Os humanos temos uma memória associativa, e daí que um estímulo signifique diferentes coisas para diferentes pessoas, dependendo das experiências.
    Belo texto,amiga.

    ResponderExcluir